O seu filho é hiperactivo? Um café pode resolver

por André Patrocínio, Publicado em 27 de Abril de 2010   
Investigadores vão testar efeitos em crianças dos nove aos 14 anos com défice de atenção e hiperactividade
Opções
a- / a+
Os cientistas já tinham concluído que o café tem propriedades que permitem prevenir algumas doenças neurodegenerativas, mas não havia estudos no âmbito de doenças como a hiperactividade e o défice de atenção. Até agora. Uma equipa de 15 investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra está a estudar os efeitos da cafeína no sistema nervoso central e prevê começar a realizar testes clínicos em crianças entre os nove e os 14 anos que tenham problemas como a hiperactividade e o défice de atenção.

Já foram recolhidos dados em modelos animais que "mostram a eficácia consistente da cafeína em casos de défice de atenção e hiperactividade", refere Rodrigo Cunha, líder da investigação. O investigador garante que serão administradas "cápsulas com uma libertação controlada de cafeína" para reduzir a probabilidade de ocorrerem efeitos tóxicos nas crianças. Acrescenta ainda que há "grupos crescentes de crianças incluídos para testar o benefício do consumo de pequenas doses de cafeína".

Rodrigo Cunha considera que o projecto "abre portas ao desenvolvimento de remédios mais selectivos e potentes que a própria cafeína, que, com doses muito mais baixas, imitem o que de bom faz aquela substância, anulando os problemas associados à toxicidade pelo consumo excessivo".

O estudo está a ser desenvolvido em cooperação com investigadores de Barcelona que já têm um vasto conhecimento na avaliação de crianças com este género de problemas.


Qual a sua reacção:
Tem mais informações sobre esta notícia?
Conte a sua história. Seja um iRepórter.

Notícia relacionada

Close