Pessoas que bebem
refrigerantes duas ou mais vezes por semana têm mais probabilidade de desenvolver
cancro do pâncreas, revela um estudo ontem divulgado.
Os autores da pesquisa estudaram o consumo de bebidas açucaradas e
sumos de fruta em 60 524 pessoas que participaram do estudo em Singapura.
Descobriram que o risco de cancro de pâncreas era mais alto entre os que consumiam pelo menos duas bebidas diárias com adição de açúcar do que preferiam sumos de fruta, segundo dados divulgados na revista
Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention. O estudo, liderado pelo especialista
Mark Pereira, da Universidade de Minnesota, concluiu ainda que quem costuma beber refrigerantes tem outros hábitos que prejudicam a saúde. "Os altos níveis de açúcar que contém os refrigerantes aumentam a insulina no organismo e contribuem para o desenvolvimento de cancro do pâncreas", disse
O estudo
Singapore Chinese Health Study realiza há 14 anos um acompanhamento da dieta, das
actividades físicas, da evolução demográfica e da saúde de
63.000 habitantes de Singapura.
Actividade em ionline